sexta-feira, 29 de junho de 2007

Apoio

Chegou-nos esta mensagem, que transcrevemos na íntegra:

Ao ter conhecimento do movimento gerado por um grupo de jornalistas com o propósito de impedir a promulgação do estatuto de jornalista, recentemente aprovado em Assembleia da República, a direcção do Gabinete de Imprensa de Guimarães (GIG) - Associação de Jornalistas e Colaboradores da Comunicação Social tomou a liberdade de dirigir-se a V. Exª no sentido de prestar o apoio necessário, assim como manifestar a nossa concordância nas vossas intenções, perante os condicionalismos impostos aos profissionais da classe.

O GIG tornou pública a sua posição na altura em se discutiam as propostas para a alteração do Estatuto de Jornalista, fazendo chegar a todos os partidos com lugar no Parlamento as suas ideias. "Entende o GIG ser seu dever defender a actividade jornalística, que apesar de exercida em contexto de iniciativa económica maioritariamente privada, encerra uma acto de serviço público e não pode ser desempenhada senão em condições de total liberdade, como aliás estipula a Lei de Imprensa, no seu artigo 1º, onde se consagra o direito a informar e ser informado «sem impedimentos nem discriminações». - Lia-se no nosso comunicado que, de resto, foi atentido numa reunião do Conselho de Ministros.

O Gabinete de Imprensa desenvolveu, e desenvolve, uma importante acção no âmbito da formação de profissionais e colaboradores da Imprensa, tendo sido pioneiro nesta área. Além disso, nas muitas actividades desenvolvidas pelo GI incluem-se tertúlias sobre temáticas relacionadas com o jornalismo, colóquios, seminários, exposições, lançamento de livros, a edição de um Boletim Informativo e até uma Convenção (a I Convenção de Jornalistas). A par de todas estas iniciativas, contamos com toda a informação exposta no nosso site oficial.

A associação detém o Estatuto de Utilidade Pública, assume posições de defesa dos direitos dos jornalistas e suscita o debate de questões importantes para o exercício da actividade, contemplando mais de duas centenas de sócios filiados, cuja esmagadora maioria vinculada aos órgãos da imprensa regional.

Em nome da direcção desta Associação, venho por este meio colocar-me à disposição de V. Exª no sentido de unir esforços na defesa dos interesses comuns.Sem mais de momento, remeto-me, renovando os mais respeitosos cumprimentos.

O Presidente da Direcção do GIG
Paulo Machado

4 comentários:

Zenix disse...

As hiperligações para o GIG não funcionam. Uma delas remete-nos para o servidor de mail da Global Notícias.

Bom fim-de-semana

Jaime "salvador do mundo" Roriz disse...

Mas afinal qual é o problema ? Quais são as "coisas más" da nova lei ? O autor parte do princípio que todos sabemos. Eu, por exemplo, não sei.

jmf disse...

Alguns nomes dessa lista fizeram mais mal à liberdade de imprensa do que qualquer governo alguma vez conseguirá.

Gazeta da Restauração disse...

http://gazetadarestauracao.blogspot.com/2007/06/homonmia.html